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Ensino

26/11/2018 - 16:40h

Projeto Resgata Público Que Quer Voltar a Estudar e se Qualificar

Nem sempre por escolha própria, entramos rapidamente no mercado de trabalho. Precisamos pagar as contas para sustentar a nós mesmos e a nossa família. O expediente e a rotina não deixam espaço para o estudo que, como sonho, persiste. Ou, às vezes, falta simplesmente que a oportunidade chegue, de algum modo, a nós. Esta é a história de muitos trabalhadores formais e informais, desempregados e integrantes de outros grupos sociais que querem voltar a estudar e se qualificar.----   Era preciso trazer essas pessoas para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo deu origem ao Edital Proen/Proex 01/2018, “Busca Ativa de Público da EJA_EPT”, elaborado pela Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais do IFSC (CIPS) . Destinado à busca de trabalhadores para cursos Proeja e processo de reconhecimento de saberes profissionais (Certific), o edital resultou em novos estudantes para a instituição.-----   “O Brasil tem atualmente cerca de 80 milhões de adultos com mais de 15 anos que não possui educação básica, justamente porque tiveram que priorizar o trabalho em detrimento do estudo. Por esta razão, o Documento Orientador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no IFSC denomina ‘trabalhadores estudantes’ o público da EJA”, explica Claudia Hickenbick, coordenadora do Certific.--------   Para alcançar esse público específico, a divulgação dos editais do IFSC, geralmente feita pela internet e outros meios de comunicação, foi levada aos ambientes de trabalho e por meio da parceria com associações comerciais e industriais, empresas, associações de bairros, centros de assistência social, escolas das redes municipal e estadual, e a comunidade da região, entre outras estratégias, porque o público da EJA, como conta Claudia, normalmente não acessa editais.------   Diálogo entre ensino e mercado de trabalho----   As propostas selecionadas pelo edital visavam atingir os objetivos do Proeja e do Certific, que são, respectivamente, elevar a escolaridade de quem precisou abandonar a escola, e reconhecer os saberes profissionais de quem não teve a formação escolar, mas tem conhecimento prático. No caso do reconhecimento de saberes, o objetivo também é descobrir quais conhecimentos o trabalhador ainda não possui e que são necessários para exercer melhor a profissão. Para estes, é oferecida a complementação da formação. Quem trabalha com vendas, por exemplo, pode precisar aprender matemática financeira ou informática básica.-------   A ideia é estabelecer o diálogo entre a instituição de ensino e o mundo do trabalho. A escola passa a ouvir quem já está trabalhando para saber quais são as reais demandas daquela área. “São os trabalhadores que conhecem o mercado e o que é preciso para trabalhar mais efetivamente”, explica o diretor de Ensino do IFSC, Orlando Campanini.------   O edital também atende a grupos sociais específicos, como comunidades indígenas, grupos do Movimento Sem Terra, detentos, grupos quilombolas e imigrantes estrangeiros.--------   Ao todo, 9 projetos foram contemplados pelo edital em 8 campi, sendo 5 na modalidade de Proeja e 4 na Certific. O primeiro é direcionado a jovens e adultos que desejam completar a Educação Básica, seja no nível fundamental ou médio,  enquanto que o Certific é para quem comprova que conhece e sabe exercer a profissão, conforme determina o artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, relativo ao reconhecimento de saberes, a Portaria MEC/MTE nº 5 de 2014, e a Resolução IFSC, nº 46 /CEPE -2015.-----   Uma pessoa que trabalhou a vida inteira como padeiro ou garçom, por exemplo, mesmo não tendo diploma ou certificado conhece a técnica porque aprendeu no ofício. O trabalhador é certificado e qualificado no que falta para complementar a profissão.--*IFSC..

 

 

 

 
 
 
 
 
 

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