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Camara
05/04/2019 - 08:25h
André Rezini Defende Criação de Lei Que Autorize a Prefeitura a Consertar Calçadas de Propriedades Particulares
“A questão das calçadas abrange não só ciclistas e pedestres, mas algo muito maior”, alertou o vereador André Rezini (PPS) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2.---- O orador citou localidades onde as calçadas carecem de padronização ou nem sequer existem, como em trechos da rua Daniel Imhof, na qual espaços destinados aos passeios estão tomados pelo mato.--------- Para ele, exemplos assim resultam do descaso de proprietários de terrenos e casas.---------- Casos como o da Daniel Imhof, prosseguiu Rezini, obrigam o pedestre a caminhar pela pista da via pública, expondo-se ao risco de atropelamentos e outros acidentes que, se ocorrerem, contribuirão para a sobrecarga de trabalho do Corpo de Bombeiros e dos serviços de Saúde Pública - ou seja - esse é um desleixo pode afetar diretamente a vida das pessoas e, indiretamente, os cofres públicos.-------------- O parlamentar declarou apoio à proposta do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) no sentido de criação de um projeto de lei que preveja os processos de notificação e multa ao munícipe que não cumprir com suas responsabilidades em relação às calçadas. Além disso, a ideia é que a própria Prefeitura possa providenciar os passeios, cobrando posteriormente o investimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do contribuinte.----------- Em aparte, Jean Pirola (PP) ressaltou que a rua Daniel Imhof e a rua São Leopoldo eram providas de calçadas até a realização das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também em aparte, Claudemir Duarte, o Tuta (PT), acrescentou que está entre as exigências do PAC a construção dos passeios e elogiou o discurso e as propostas de Rezini.---------- Mobilidade urbana:----- Na sequência, Rezini falou sobre uma sugestão para a melhoria da mobilidade urbana que ele oficializou por meio do Requerimento 28/2019, pelo qual pede o envio de mensagem à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), à Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e à Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), “solicitando que incentivem as instituições comerciais, prestadoras de serviços e industriais a adotar horários diferenciados de abertura e encerramento das atividades, de forma a ajudar na manutenção regular do trânsito nos horários de pico”.------------ Ele também sugere ao prefeito que sejam realizados estudos objetivando avaliar a possibilidade de fazer com que o passeio de um dos lados da via (o lado onde ficam os postes) seja reservado aos pedestres e o outro, aos ciclistas - somente nas vias que tiverem infraestrutura adequada para tal medida e aí desconsideradas as ruas da região central. “Poderíamos começar devagar essa mudança, por um bairro, onde não traria muito transtorno para o comércio”, ponderou o orador.---------- É uma ideia que lanço. Quem sabe possamos fazer uma audiência pública com as entidades representativas, a Câmara e o Executivo. É uma ideia futurista. Vimos que a questão da mobilidade está muito------*Assessoria
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