|
Internacional
06/11/2020 - 11:35h
Sem Trump os Eua Voltam a Ser os Eua************
Revista Isto É - Marcos Strecker - 2 horas atrás***********
As eleições de 2020 representam um divisor de águas para o mundo. A vitória praticamente garantida de Joe Biden tem o potencial de recolocar o país em seu papel de líder da democracia mundial, revertendo um período de tensão e obscurantismo. O processo eleitoral tumultuado terminou em uma vantagem apertada do democrata e uma guerra judicial lançada pelo republicano para interromper a contagem dos votos enviados pelo correio.
No pleito que bateu vários recordes, essas cédulas favoreceram largamente Biden, que também venceu no voto popular e recebeu o maior número de votos já registrados por um candidato na história do país. Trump ampliou o clima conflagrado ao declarar vitória prematuramente e, sem bases, negou-se a dizer se reconheceria a derrota.
Acusou o processo de fraudulento e, ao final, levou a disputa para os tribunais. Seus apoiadores cercaram os locais de apuração para pressionar. Sua ação não conseguiu implodir o processo eleitoral, mas ele conseguiu uma vitória importante: o caos triunfou.****************
|
|